7 Dicas para não cair em golpes na compra de imóveis

Infelizmente, nos dias de hoje, é muito comum as pessoas serem enganadas e cairem em golpes, tendo um enorme prejuízo. Para evitar que isso aconteça com você, preparei um conteúdo com algumas dicas que, vão te ajudar à não cair em golpes na compra de imóveis.

O mercado imobiliário, envolve muitas transações financeiras, sendo um palco perfeito para golpes. Por isso, sempre é interessante aumentar seus conhecimentos sobre o segmento e, evitar erros que podem trazer enormes prejuízos. Veja a seguir como se proteger:

 

1. CONFIRA SE O CORRETOR DE IMOVEIS POSSUI CRECI E QUAL SEU NUMERO

Contar com o auxílio de um Corretor de Imóveis de qualidade é uma excelente idéia  afinal, além de conhecer bem o mercado, ele pode oferecer uma consultoria no planejamento do aspecto financeiro da aquisição. Também de grande importância, é ter referências deste profissional, ele vai fazer uma grande diferença nas negociações.

2. VERIFIQUE A IDONEIDADE E O PASSADO DA CONSTRUTORA

Verifique a idoneidade da Construtora, principalmente se sua opção for imóvel na planta. Esse tipo de propriedade oferece diversos benefícios interessantes, mas também demanda um pouco de atenção do comprador.

Procure observar o histórico da empresa, como ela se comportou na entrega dos antigos empreendimentos, verifique se possui alguma reclamação de antigos clientes, principalmente se o atendimento for ruim, falhas estruturais das unidades, acabamento de má qualidade e assim por diante.

3. DESCONFIE DE VALORES MUITO ABAIXO DO MERCADO

Cuide com anúncios milagrosos, com valores abaixo de mercado, tenha em mente que bens imobiliários são valiosos no Brasil, e ninguém vai se desfazer de uma boa unidade, por um preço desprezível.

Casas e apartamentos anunciados por preços muito abaixo de tabela, podem contar com problemas estruturais e na documentação, ou até mesmo, nem pertencer ao anunciante. Por isso, faça uma boa pesquisa para ter noção de valor médio praticado nas regiões do seu interesse e, nos tipos de  propriedades similares.

4. ANALISE ATENTAMENTE A DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL

Como falei anteriormente, vale a pena dar uma atenção especial à documentação do imóvel, sendo este item o campeão de problemas durante as transações imobiliárias. Para isso, pesquise sobre o assunto e, tenha a ajuda profissional de um Corretor de Imóveis.

Não deixe de ir ao Cartório de Registro de Imóveis do município, para solicitar o Registro da Unidade, verificando assim o real proprietário mas, também se existem dívidas no imóvel, penhora ou até mesmo, disputas judiciais. Se o imóvel tiver condomínio, verifique quanto as taxas do mesmo se estão todas quitadas.

5. VISITE PESSOALMENTE O IMÓVEL ALGUMAS VEZES

Por mais que se tenha hoje recursos super avançados para dar ao máximo de realidade ao imóvel, bem como fotos e vídeos, nada se compara com a visita presencial, ela faz toda a diferença. Isso impede que você tenha algumas surpresas na hora da mudança. Se possível, vá algumas vezes, na primeira visita você não observa pontos importantes, visite de sia e de noite, finais de semana, converse com os vizinhos, analise bem cada detalhe, afinal, você poderá passar a vida inteira neste lugar!

6. CONHEÇA OS GOLPES MAIS COMUNS DO MERCADO

Conheça bem as artimanhas dos golpistas, uma bem comum, vender pra mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Do ponto de vista legal, só é dono quem registra primeiro, por isso, recomenda-se, após a negociação que você vá rapidamente registrar seu novo imóvel, legalizando assim a transação.

7. SAIBA MAIS SOBRE O VENDEDOR DO IMÓVEL

Para evitar problemas, é indicado fazer uma pequena pesquisa sobre o vendedor, isso seu Corretor de Imóveis poderá lhe auxiliar e muito. Verifique a documentação pessoal do indivíduo, verifique a saúde financeira, uma vez que seus bens podem ser utilizados como garantia em penhoras e ações judiciais, por isso, a importância das Negativas e Certidão de Ônus e Ações do Imóvel serem tiradas, antes de dar o próximo passo.

Se o cidadão, viver em união estável ou for casado , é indispensável que o cônjuge esteja ciente da venda e tire as certidões dele também. Se o vendedor não é proprietário, deve-se se dar uma atenção especial à procuração, checando sua veracidade e se ela não foi revogada.

Se atendo à estas dicas, com certeza já consegue minimizar muito para não cair em golpes na compra de imóveis e, consiga passar por uma aquisição tranquila, sem maiores percalços.

Por isso procure sempre uma ajuda especializada, afinal o Corretor de Imóveis que leva muito à serio seu trabalho, está sempre estudando seu mercado e novidades, esta sempre atento à essas mudanças.

CONSULTE SEMPRE UM CORRETOR DE IMÓVEIS!

 

 

 

Compare anúncios

Comparar
WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp