O que é um apartamento sustentável?

Desenvolver construções preocupadas com o meio ambiente tem sido uma das tendências do mercado imobiliário. E com isso, o ideal de apartamento sustentável tem sido difundido, fazendo que os projetos sejam elaborados de maneira à reduzir o uso dos recursos e diminuir impactos ambientais.

O QUE É UM APARTAMENTO SUSTENTÁVEL?

É um imóvel completamente planejado e estruturado, seguindo as normas de sustentabilidade, ou seja, focado no respeito ao meio ambiente. Para que isso aconteça, os projetos são desenvolvidos a partir de práticas ecológicas que preconizam o uso inteligente de recursos naturais para otimizar os aspectos da obra, a unidade em sua habitação como também a gestão mais eficaz nos condomínios.

A postura sustentável vai desde a escolha inicial dos fornecedores, passam pelos materiais utilizados e, incluem ainda, a preocupação com os impactos ao entorno.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ADOTADAS PELO MERCADO

Diminuição do consumo de energia

Uma das preocupações na hora de estruturar um apartamento sustentável, é diminuir o consumo de energia.

Para isso o imóvel conta com um projeto que valoriza os ambientes abertos, com janelas grandes, e portas posicionadas em locais específicos grandes, para um melhor aproveitamento da luz natural e da ventilação externa, evitando assim o uso desnecessário para equipamentos de ar condicionado e iluminação.

Desta forma, os moradores conseguem mais bem estar nos ambientes da casa e, o mais importante, diminuem consideravelmente o valor de suas contas de luz.

Uso da energia renovável

Produzir energia sem prejuízo ao meio ambiente, já é uma realidade. Isso é possível por meio dos métodos alternativos, com a geração de energia limpa e renovável, como a eólica e a fotovoltaica.

Nas construções sustentáveis, a valorização da fotovoltaica tem sido uma realidade que tem ganhado espaço. Neste sistema, são utilizados painéis, normalmente constituídos por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade. Esta energia passa por equipamentos elétricos, que tratam essa corrente para que fique comas características ideais para o consumo. Dentre as vantagens deste sistema, está a redução das emissões de gases do efeito estufa, uma fonte de energia inesgotável, além é claro, da economia financeira da conta de luz.

Qualidade da água e uso racional

A preocupação com a qualidade da água que irá abastecer os apartamentos é um dos ítens que marcam um apartamento sustentável. Por isso, há um maior cuidado com as tubulações e, um sistema de reaproveitamento de água para iniciativas comuns do condomínio são definidas para diminuir o desperdício desse recurso natura.

Gestão de resíduos

Ter este sistema no empreendimento é extremamente importante, pois com ele é possível reaproveitar materiais, utilizando-os, por exemplo, como adubos para as plantas do apartamento ou de hortas compartilhadas, essa é uma forma eficaz para preservar o meio ambiente.

 

A SUSTENTABILIDADE está em nossa vida, em nosso dia à dia!

 

Compare anúncios

Comparar
WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp